Revista Sucesso

Atualizado em 10/05/2018

Estilo de vida

Afinal, existe um tipo de leitura que é mais culta?

E o que pode afastar ainda mais o cidadão brasileiro da leitura? Sua elitização.

Da redação


No mês passado, uma velha discussão voltou aos blogs e sites especializados em literatura. Tudo começou com um e-mail de um serviço de assinaturas que basicamente menosprezou os gêneros literários mais populares em favor dos mais clássicos. Mas afinal de contas, existe um tipo de leitura que é mais culta e que faz do seu leitor melhor do que os outros?

Vivemos em um país onde ler não é considerado um passatempo e sim uma obrigação. Os livros são considerados muito caros e, ainda que existam bons argumentos para suportar essa afirmação, quando comparamos o preço de um livro ao preço de um ingresso para um show ou uma partida de futebol, vemos que na verdade não é bem assim. E o que pode afastar ainda mais o cidadão brasileiro da leitura? Sua elitização.

Esse é um ponto bastante debatido na internet. Não é porque um livro é considerado clássico que ele é o único tipo de leitura válida. Nem é porque um livro é mais popular que ele não passa mensagens profundas ou desperta reflexões sobre a sociedade. Existem atualmente vários livros direcionados ao público jovem adulto em que seus personagens principais vivem à mercê de ditadores ou que discutem questões como racismo, homofobia e capacitismo.

Os leitores atuais tem uma variedade enorme de gêneros para se encantar. Nem todos os livros serão obras renomadas, ganhadoras de prêmios. Mas isso não quer dizer que não sejam importantes para a formação do indivíduo, que não despertem no leitor reflexões sobre o mundo ao seu redor ou as relações entre as pessoas. Mais ainda, isso não significa que não será um livro considerado popular que inspirará uma revolução em seu público.

Literatura é arte e na arte, toda forma de expressão é válida. Se elitizarmos os livros, estamos tirando do cidadão a oportunidade de ele crescer. Portanto, leia o que você quiser. Reflita sobre a mensagem do livro e deixe que ela traga mudanças. Abra seus horizontes. Seja com livros best sellers ou com aqueles escritos no século passado e ovacionados pela crítica especializada. Toda leitura é válida.

Mariana Maiz Pirolo
Blog Pequenos Retalhos
Colunista Revista Sucesso

> Veja mais posts da colunista aqui

Leitura, Pequenos Retalhos, Mariana Maiz Pirolo, Cultura, Educação, Editora Sucesso, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Sesi Cultura leva “Contos do Mar” a 13...
  2. Mutirão de antenistas fará instalação...
  3. Obras de Tennessee Williams no cinema, em ...
  4. Um mergulho nas artes é o presente do Sesi para...
  5. As melhores adaptações do cinema