Revista Sucesso

Atualizado em 30/11/2016

Empresas e negócios

A viagem, o desejo e o milagre

Carlos Scalassara escreve à edição 160 da Revista Sucesso

Da redação

Em 1997, ao tomar conhecimento da publicação da lista conhecida como “The Jewish 100” pelo nova-iorquino Michael Shapiro, da qual constavam os cem judeus mais importantes de todos os tempos, entre os quais Jesus, a Virgem Maria, Abraão, Moisés, São Paulo, Karl Marx, Sigmund Freud, Albert Einstein, Bob Dylan, Steven Spielberg, aproveitei a oportunidade numa academia de ginástica para perguntar ao meu Professor David Schnaid o porquê de tantos judeus célebres, considerando tratar-se os judeus de um povo pouco numeroso.

Em resposta, disse-me o professor, se bem me lembro, que se tratava de um povo que zelava pela preservação da sua cultura milenar, apesar de adversidades históricas de toda ordem, e que esse contexto contribuía para a formação e o desenvolvimento pessoal.

Indaguei-lhe, então, como os brasileiros poderiam ter semelhante sorte, se éramos um caldo cultural e não sofríamos, enquanto povo, significativas adversidades naturais ou com guerras. Queria saber, à época, se havia alguma solução para nós, brasileiros.

E ele me disse que sim. Que a solução era o povo viajar. Um operário daqui, ao viajar para o exterior, observaria ser possível ter condições dignas de vida no exercício da profissão dele e, consequentemente, valorizar-se-ia mais, individual e coletivamente, desejando ser melhor, por agregar paradigmas positivos.

Em suma, das muitas lições que tirei dessa conversa com o Professor David Schnaid, das quais não sei se estou sendo rigorosamente fidedigno, uma delas é de que a viagem tende a nos despertar bons desejos, tornando-nos capazes de grandes realizações, de modo que viajar é preciso, merecendo o incentivo do Estado brasileiro por meio de políticas públicas.

Carlos Scalassara, advogado
(Londrina, 8/11/2016)

crônica, viagem, desejo, milagre
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Editora Sucesso cria e implanta sites...
  2. Por um Federalismo Igualitário
  3. O Líder Antifrágil
  4. Ambientes de trabalhos felizes aumentam em 12% a...
  5. A copa e o desenvolvimento humano