Revista Sucesso

Atualizado em 26/10/2016

Editorial

A prevenção depende também do esforço de cada indivíduo

Editorial Bem-Estar e Saúde ed.158

Da redação

A prevenção depende do esforço de cada indivíduo, alinhando-se, aliás, com os objetivos do Dia Mundial da Saúde, que visa disseminar a consciência de todos quanto à importância da qualidade de vida, bem-estar e cuidados com o organismo com vistas a uma existência saudável.

Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) foi o diabetes, que atinge 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 12 milhões no Brasil. Grande parte não sabe que tem a doença, que, no início, não apresenta sintomas, afetando paulatinamente o organismo e provocando outros problemas de saúde, muitos deles de ordem cardiovascular.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada ano, sete milhões de indivíduos tornem-se diabéticos. A doença, que se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue, pela diminuição da produção ou por resistência ao efeito da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose no organismo), manifesta-se no Tipo 1 ou Tipo 2. O primeiro é congênito, um problema autoimune, que aparece, na maior parte das vezes, até os 35 anos de idade. A boa notícia é que o segundo, mais prevalente, pois é a variedade da doença que atinge 90% dos pacientes, pode ser evitado. E com atitudes muito simples e possíveis a todos como a diminuição do açúcar, álcool, gorduras e combate ao sedentarismo, por exemplo.

Se a saúde no Brasil está no caos em que todos lamentamos, a participação de cada indivíduo no cuidado possível com a própria saúde e de sua família é imprescindível e providenciável. Isso se não pretendermos aumentar a fila dos que são mal atendidos, dos sem remédios e dos que morrem à míngua nas portas das parcas e descuidadas instituições de saúde brasileiras.

Até a próxima edição!

editorial, bem-estar e saúde, prevenção, saúde
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Multidisciplinaridade, o olhar holístico que...
  2. Crescimento e problemas
  3. Profissão de estética está em alta
  4. Ler é mais do que importante, é imprescindível
  5. Moramos na cidade