Revista Sucesso

Atualizado em 07/01/2019

A lei explicada

A Importância da Gestão

Eis o desafio, olhar humanístico, visão integral do paciente, capacitação profissional, conhecimento das diversas áreas em que envolve o negócio.

Da redação

Tempos atrás apresentei um artigo intitulado  “A Dinâmica do seu Dinheiro”, onde alertei que sendo o dinheiro dinâmico e não estático, e ante o cenário econômico de queda dos juros e sua provável estabilização, cabe a cada um, ser o próprio gestor de seu dinheiro, conhecer melhor sobre finanças pessoais e ter controle de seu patrimônio. Entretanto, não somente a gestão do patrimônio se faz necessária, mas sim uma ampla gestão pessoal e profissional.

No mundo conectado em que vivemos, onde a Revolução 4.0 está presente, e tem andado a passos galopantes, o profissional de saúde em especial não mais pode delegar a terceiros a gestão de sua carreira profissional, sob pena de grandes prejuízos. Isto porque a inteligência artificial já está presente, através de instrumentos eficientes em todos os setores da economia, e em especial na área de saúde, cujo avanço tem sido surpreendente. É um ganho para a sociedade em geral, a inteligência artificial interagindo com as atividades profissionais, mormente a Saúde. Entretanto, se o profissional de saúde não tiver um olhar mais profissionalizante quanto à sua gestão de carreira, poderá ser destinado ao fracasso e ao esquecimento. Ou seja, é necessário ser arrojado em suas competências profissionais, se capacitando e buscando um diferencial a fim de que a Inteligência artificial não ocupe o espaço, e para isto o profissional de saúde deve adotar uma visão “humanística” e  “integral do paciente”, tornando-se um profissional mais completo, e em condições de prestar informações sobre nutrição, sedentarismo, felicidade, bem-estar, ansiedade, violência, resiliência, enfim..., acolhendo o paciente em todas as suas necessidades e anseios, resgatando os conceitos tão necessários da “medicina de família e comunidade”.

Assim, a gestão da carreira estará sendo administrada com competência e maestria. Entretanto na gestão pessoal, o profissional de saúde deverá se atentar para o fato de que a economia não mais tende a ser como dantes. E para isto, é necessário um olhar empresarial com conhecimento nas áreas de administração, economia e finanças, o que obriga o profissional de saúde a se tornar um multitarefa em sua atividade, pois delegar esta função a terceiros, e não se capacitando nestas áreas poderá resultar em grandes prejuízos. Esta assertiva está presente em razão das ilusões de massa, que podem contribuir para uma nova bolha, o que se percebe num movimento sutil, que são as criptomoedas, pontocom, etc....

Não se está aqui afirmando que o profissional de saúde deverá atuar em todas as áreas, mas que somente terá sucesso em sua gestão de carreira e pessoal se conhecer muito bem o seu negócio, pois as relações comerciais estão mudando, e urge o tempo em que o conhecimento nas diversas áreas dará ao profissional um fôlego de sobrevivência no mundo onde a inteligência artificial domina a excelência. Eis o desafio, olhar humanístico, visão integral do paciente, capacitação profissional, conhecimento das diversas áreas em que envolve o negócio. Nunca foi tão moderno e presente o TERMO GESTÃO DE CARREIRA.


Nilza Aparecida Sacoman Baumann de Lima
Baumann Sacoman Advocacia
Av. Higienópolis, 210  -  7º andar,  sala 704
Londrina -PR
Tel: (43) 3343-0013

Editora Sucesso, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem Estar, Direito, Advogado, Advogada, Advocacia, Nilza Baumann, Baumann Sacoman Advocacia, Advocacia Londrina, Londrina
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. A Marca de Uma Empresa Também é um Patrimônio
  2. Ano novo, presidente novo e previdência nova?
  3. Novembro Azul: conheça direitos do INSS para...
  4. Conheça os direitos das trabalhadoras...
  5. Sabor de nostalgia: o café em todas as fases da...