Revista Sucesso

Atualizado em 05/10/2017

Profissionais de destaque

A família como base social

Elsie  Silva fala sobre como a terapia pode fortalecer as estruturas familiares na sociedade e a importância da atualização na área da psicologia

Da redação

Atualmente, e talvez de maneira diferente de outras épocas, as famílias estão passando por complexos desafios. Embora nos deparemos hoje com diferentes modelos, todas as  famílias modernas têm alta carga de trabalho, exigida por necessidades da própria sustentação, e possuem pouco tempo para o diálogo. É através do diálogo, de modelos saudáveis e de convivência que se consegue passar valores e se aproximar uns dos outros.

Em contrapartida, a terapia tem sido cada vez mais aceita e as pessoas estão sentindo maior necessidade de se estruturarem e se fortalecerem enquanto família, diante dos desafios inerentes ao período pós-moderno. “Tanto o adolescente quanto os pais procuram ajuda profissional e hoje não tem mais uma questão de gênero, nem de idade determinando essa necessidade”, explica a terapeuta  Elsie Pereira da Silva.

Elsie explica que os pacientes têm sido encaminhados por diferentes entidades sociais, mostrando uma abertura muito grande da sociedade neste sentido. O tratamento psicoterápico às vezes é realizado em conjunto com diferentes profissionais da área da saúde, da educação como psicopedagogos, por exemplo, objetivando um melhor resultado com os pacientes. “A maior aceitação atualmente é consequência dos resultados positivos e efetivos, alcançados ao longo dos anos.

A terapeuta atende há mais de 30 anos crianças, adolescentes, casais e famílias. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Elsie Pereira da Silva é pós-graduada em Psicanálise e Psicopedagogia e, também, mestre em Psicologia da Personalidade e Social.

A família

Geralmente a busca pelo tratamento ocorre por dificuldade em resolverem os problemas, sendo os mais frequentes: falta de diálogos, conflitos de geração, uso de drogas, conflito conjugal, discordâncias em relação à criação dos filhos, quadros de depressão, transtornos alimentares, fases do ciclo de vida, perdas, divórcios e diversos outros que levam a família a procurar a ajuda do terapeuta.    

Elsie Silva enfatiza a importância do diálogo e do respeito mútuo. “Acredito na família e na educação como a base do desenvolvimento saudável da sociedade. É essencial que haja diálogo, proteção emocional, apoio entre seus membros em situações boas e ruins, bem como nas diferentes etapas do ciclo da vida.  É na família que aprendemos a compreender e a nos posicionar no mundo. Com ela formamos nossos valores, nossa ética e moral. É também na família que aprendemos a receber e  dar afeto.

Elsie Pereira também comenta que mesmo se uma terapia for individual, o tratamento terapêutico considera  as relações  do paciente. “O meu trabalho é baseado na teoria sistêmica, o indivíduo é sempre considerado em sua relação com os outros e com o meio em que ele vive. Dentro dessa visão, a terapia considera o sistema de interação das pessoas, analisando a origem familiar, o meio e o contexto em que o paciente está inserido”, explica a terapeuta.

A terapeuta conta que, no início da profissão, começou a perceber que ao tratar apenas o indivíduo, a compreensão ficava restrita, principalmente com crianças e adolescentes, não permitindo ter uma dimensão abrangente. “Faltava uma visão integral do problema, então comecei a estudar teorias que me dessem esse subsídio. A terapia sistêmica me possibilitou ferramentas para ter um resultado mais efetivo.”, explica Elsie.

Em constante atualização

Elsie Silva comenta que outro referencial teórico em sua formação é a Neurociência. A profissional também destaca a importância de manter-se atualizada e comenta que já fez vários cursos nos EUA, Argentina e Europa, sendo o mais recente, Relates sobre terapia familiar, em Portugal. “Nunca parei de estudar, acredito que quando trabalhamos com pessoas é importante acompanhar a evolução humana.”

Elsie Pereira da Silva – CRP 08/01955
R. João Wyclif, 11 – 6º andar, sala 603
Fone: (43) 3321-3613 / Londrina – PR
Email: elsiesilva@uol.com.br

terapia familiar, elsie pereira da silva, psicologia londrina, psicóloga londrina, editora sucesso, revista sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Atendimento integral para seu pet
  2. Life Coaching
  3. Micropigmentação e fotodepilação definitiva
  4. Terapia Holística, da antiguidade até os dias...
  5. Além do sorriso