Revista Sucesso

Atualizado em 30/11/2016

Tratamentos

A evolução dos implantes

Integrada com outras especialidades, implantodontia devolve qualidade de vida ao paciente

Da redação

Há nem tanto tempo assim, ao extrair um dente, a única preocupação do dentista era removê-lo dali para dar lugar à dentadura. Graças à evolução técnica, esse cenário mudou. “Hoje em dia, o profissional precisa se atentar para a preservação óssea, porque é o osso que fica na boca que vai permitir uma restituição da mastigação do paciente através do implante”, afirma a cirurgiã-dentista Juliana Tibery Queiroz. Graduada em odontologia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); especialista em implantodontia e em periodontia; Juliana tem aperfeiçoamentos em endodontia, ortodontia e cirurgia oral menor. Para ela, essa integração de especialidades diversas confere ao profissional de odontologia uma visão mais ampla e conhecimento para indicar o melhor tratamento. Juliana presta atendimento na L’acor Centro Médico e Reabilitação, clínica que conta com profissionais das diversas áreas da saúde.

De acordo com a especialista, a extração é indicada em casos em que o dente é fraturado com perda óssea superior a dois terços da raiz. “No caso de pessoas que passaram por tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, o dente se torna mais frágil, mais sujeito a fraturas, isso é algo que o paciente precisa ter em mente”, acrescenta. A reabilitação oral com preservação alveolar tem como objetivo possibilitar a colocação do implante, seja imediatamente após a extração ou futuramente. “Por isso, a extração precisa ser muito bem planejada”, ressalta Tibery.

Felizmente, de acordo com a dentista, a colocação de implantes está cada vez mais facilitada, com o investimento maciço das indústrias no desenvolvimento de novas tecnologias, como os implantes menores, que não precisam de tantos enxertos. Para a profissional, poder integrar os conhecimentos das três especialidades – endodontia, periodontia e implantodontia – oferece ainda outras vantagens: “Posso pensar o posicionamento dos dentes na endodontia, para conseguir um bom posicionamento dos implantes, por exemplo”.

Juliana Tibery Queiroz, periodontista e implantodontista (CRO PR 13123)
Avenida Adhemar Pereira de Barros, 745, Londrina - PR
(43) 3028-3797

implantes, odontologia, evolução, técnica, endodontia, periodontia, implantodontia
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Cursos de estética com prática e certificação
  2. Tratamento mega redutor de gordura localizada e...
  3. Mamografia no Brasil: o pior cenário dos...
  4. Entenda como o ômega 3 pode ajudar quem tem...
  5. Varizes são um problema de saúde: conheça os...