Revista Sucesso

Atualizado em 29/01/2018

Profissionais de destaque

A assessoria jurídica nas decisões diárias de uma empresa

Segundo o advogado Dinarte Bitencourt, ela pode proporcionar a expansão e a sobrevivência da empresa no mercado

Da redação

Abrir uma empresa hoje é um ato que vai além de empreender. Para iniciar um negócio com segurança, a assessoria jurídica para empresas pode ser a melhor opção. Neste sentido, o advogado atua em uma empresa de forma preventiva, para simplificar a vida do empreendedor, fazendo-se respeitar a legislação.

A assessoria jurídica, nas decisões diárias de uma empresa, faz a diferença no andamento do negócio, pois proporciona estabilidade e credibilidade, fatores que potencializam sua expansão e sobrevivência no mercado.

Questões jurídicas, que são inerentes ao mundo empresarial, podem resultar em processos extremamente complicados. Um velho costume e também erro dos empresários é acionar um advogado apenas quando o problema já está estabelecido, comenta o advogado Dinarte Bitencourt. “Hoje o advogado não deve ser apenas um ‘bombeiro’ dentro de uma empresa, atuando no sentido de ‘apagar incêndios’. Ao contrário, na assessoria, o advogado deve atuar na prevenção, antes de o problema acontecer. No Direto Tributário, por exemplo, o advogado pode fazer diagnósticos, auditorias e, através desse levantamento, apontar situações que poderiam culminar em um passivo tributário, ou apontar soluções que possam diminuir legalmente a carga tributária e, assim, orientar melhor o empresário.”

Outra vantagem de se ter um escritório terceirizado no serviço de assessoria jurídica, segundo Dinarte, é que o advogado estará em contato com outras empresas, tendo diferentes visões daquele mesmo ramo de negócio. E assim, sua experiência e informação podem somar e contribuir para o crescimento da empresa.

A auditoria pode ser realizada também na área de Direito Trabalhista, revisando a rotina de trabalho da empresa. E no Compliance, a assessoria jurídica em conjunto com os colaboradores da empresa, analisa se a forma de contratação dessa empresa com outras instituições, principalmente do setor público, está de acordo com as leis e, assim, também previne atos de corrupção ativa. “Na medida em que o empresário enxergar no advogado a possibilidade de prevenir litígios, como parceiro do seu negócio, o advogado vai deixar de ser um custo e passará a ser um investimento”, defende Dinarte Bittencourt.

Pra somar é preciso dividir

Outra mudança é o sistema de parceria que integra escritórios especializados. Para atender à demanda de clientes e ter melhores resultados, Dinarte conta que é preciso dividir o trabalho e os resultados.  “Nós, por exemplo, temos parceria com escritórios especializados em Direito Bancário, Direito Previdenciário e Direito Penal: trabalhamos conjuntamente, em regime de cooperação. Isso se traduz numa melhor qualidade na prestação de serviços e, até mesmo, na redução de custos para o cliente”, aponta.

De acordo com Dinarte, outra vantagem é a maior agilidade do processo: “À medida que o processo é entregue para um especialista na área, o tempo para ele resolver o problema é menor. Feito isso, o tempo do processo vai depender somente do judiciário”.

Inovar sempre

O advogado, que participou recentemente da FENALAW - a maior feira jurídica do mundo, conta que, para muitos, a advocacia está em crise com a demanda de profissionais no mercado. Hoje, a OAB estima que o número de advogados inscritos no Brasil é de 1.060.143.  Mas, para outros como Dinarte, a advocacia está em mudança.

“Os advogados não podem ignorar os avanços da tecnologia e os recursos que ela disponibiliza, seja um software ou equipamentos para tornar a prestação de serviços mais rápida e segura. A atualização deve ser uma busca contínua”, comenta Dinarte.

Paixão e Experiência

Graduado na Fundação Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), Dinarte Bitencourt tem 27 anos de experiência na área e apresenta um exímio currículo. Especialista em Direito Empresarial, Direito Bancário, Governança Corporativa, Direito Tributário e técnico em Ciências Contábeis.

A paixão consanguínea de Dinarte, que aos oito anos de idade já começou a trabalhar com o pai, Oto Brasil Bitencourt, e o tio, Valdir Bitencourt, em seu escritório, pelo Direito é nítida. “Tenho muita esperança na Justiça. Estudei Direito porque sempre fui inconformado com abusos e injustiças e quis fazer a diferença”, finaliza.


Dinarte Bitencourt
R. João Wyclif 111, sala 1.111
Gleba Palhano, Londrina – PR
(43) 3336-4652

www.dinartebitencourt.adv.br


revista sucesso, revista bem-estar, assessoria jurídica, abrir uma empresa, dinarte bitencourt, advocacia, direito, afvogado
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Autocoaching estimula o profissional e o inspira...
  2. Hoje em Londrina: Palestra com Timothy Gallwey
  3. Clínica Cen e Cliniosteo oferecem atendimento...
  4. Elisangela Scremin, uma mulher que ama o que faz
  5. O crédito pode ser negado ou cancelado?