Revista Sucesso

Atualizado em 13/11/2018

Estilo de vida

“O Grito Negro Londrinense”, do artista Marcos Costa

Sesi promove exposição sobre os 130 anos de abolição da escravatura, com entrada franca.

Da redação

O Brasil recorda em 2018 os 130 anos de assinatura da Lei Áurea – um dos últimos países no mundo a abolir a escravatura. Para marcar este episódio tão significativo e chamar a atenção para as desigualdades raciais ainda presentes no país,  o Centro Cultural Sesi/AML traz para Londrina a exposição “130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense”, do artista Marcos Costa. A mostra fica em cartaz do dia 13 de novembro ao dia 10 de dezembro, com entrada franca.

Marcos Costa é um artista negro londrinense com formação em Artes Visuais e Artes Cênicas. Há 15 anos, ele desenvolve projetos artísticos de ação afirmativa onde a temática cultural e estética afro-brasileira e africana sa?o plenamente consideradas. Com este trabalho, já foi premiado pela Funarte, pelo Iphan e pelo Ministério da Cultura e já realizou exposições em Barcelona e em Paris.

De acordo com Marcos, a abolição de afro-brasileiros e africanos no Brasil foi feita sem nenhuma preocupação humanitária: “a liberdade veio acompanhada da exclusão social”, defende. A exposição “130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense” trata deste contexto passando por questões iconológicas e iconográficas ao evidenciar e contestar simbologias de representação visual do negro no passado e propor novas representações no presente. “Proponho novas imagens que busquem a liberdade dos estereótipos imagéticos impregnados historicamente aos afrodescendentes, dando-lhes identidade e voz”, ressalta o artista.

O projeto e? contemplado e patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura – PROMIC. Escolas podem agendar visitações pelos contatos:  sesiculturalondrina@sistemafiep.org.br ou 3322-3231.

SERVIÇO:

SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:

Exposição “130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense”
Período: de 13 de novembro a 10 de dezembro
Horários de visitação: de terça a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 20h | sábados, das 13h às 20h
Classificação: livre
Valor: entrada franca
Local: Centro Cultural Sesi/AML.
Enderec?o: Rua Maestro Egi?dio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Agendamento de escolas: sesiculturalondrina@sistemafiep.org.br ou (43) 3322-3231

Fonte: Sesi Londrina

O Grito Negro, Marcos Costa, Sesi, Cultura, Programação Cultural, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista Bem-estar, Sucesso Londrina
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. “A fotografia é como um pedaço de mim que...
  2. Consciência corporal, respiração e postura de...
  3. A Amazônia: Pulmão do Mundo ou Diferencial do...
  4. O Mundo Político no Cinema
  5. Qual o futuro das livrarias no Brasil?