Revista Sucesso

Inserido em 09/08/2016 12:22

Guia gastronomico

Guia gastronômico > Á la carte > Brasiliano

Um bar gastronômico

O ambiente é informal como deve ser o de um barzinho, mas o menu se equipara aos das mais refinadas casas gastronômicas.

Da redação

O ambiente é informal como deve ser o de um barzinho, mas o menu se equipara aos das mais refinadas casas gastronômicas. Para completar, a música ao vivo, tocada pelos mais talentosos músicos da cena local e nacional, é de levar ao deleite ouvidos apaixonados por gêneros como o choro, a MPB, o blues e o jazz. Estamos falando do Brasiliano Bar & Cozinha, que este ano brinda uma década de funcionamento em Londrina.

O criador – Marcelo Camargo – define sua criatura como “um bar gastronômico”, que, ao longo dos anos, foi se aprimorando, graças à constante busca pela qualificação profissional e investimentos para oferecer maior conforto. “Acredito que qualquer empresa ou profissional que consiga se manter por bastante tempo no mercado sinta um gostinho de vitória. Também sinto. Nem todos alcançam dez anos, muito menos nesse setor, em que a mortalidade gira em torno de 80% até os dois primeiros anos. É uma grande conquista que me traz ótimas sensações, menos a de missão cumprida, pois a cada dia temos muito trabalho a fazer e a vida segue como sempre.”

Relação com a cozinha

Músico profissional por 13 anos, Marcelo Camargo é formado em música pela UEL e, desde sempre, um apaixonado por gastronomia. À frente da cozinha, mais do que cozinhar, ele cria os pratos, testa as receitas clássicas, monta o cardápio. Embora nunca tenha frequentado uma escola formal de gastronomia (ainda espera fazê-lo), está sempre buscando conhecimento na área, através de livros, pesquisas e cozinhas-shows de alguns dos mais renomados chefs do país. “Antes de montar o Brasiliano me tornei um gourmet e cozinhava sempre que podia para os amigos e a família. Com o tempo, cozinhar se tornou natural e comecei a me aprofundar para, então, criar o Brasiliano.”

Proposta

Para conceber a proposta do restaurante, Marcelo buscoualgo com o qual se identificasse, um lugar que ele mesmo gostaria de frequentar. “Às vezes, eu e minha esposa queríamos sair para jantar, mas não queríamos um restaurante muito tradicional, muito formal. Por outro lado, os bares de então não tinham uma proposta gastronômica interessante. Havia uma lacuna aberta. Então criamos o Brasiliano Bar & Cozinha, um espaço com atmosfera de barzinho, mas com proposta gastronômica. Temos uma cozinha de verdade, porém também valorizamos muito o momento, a experiência como um todo”, explica.

Assim, foram acrescentados à proposta o ambiente acolhedor, a decoração rústica e o atendimento que arranca elogios dos clientes. A música entra para compor essa fórmula com um peso muito grande. Como músico, Marcelo não poderia deixar de valorizar e promover gêneros de qualidade, como MPB, Jazz, Blues e choro. “Todos os elementos que compõem o Brasiliano vão dialogando e se revezando na posição de destaque. Uma hora é a música que está à frente. Dali a poucos instantes, a cozinha vira a atração. Momentos depois, o estímulo passa a ser os objetos de decoração, o ambiente aconchegante e, claro, tudo isso envolvido por um atendimento muito receptivo.”

Brasiliano, música

Guia Gastronomico

Brasiliano

Restaurante italiano rústico-elegante de ares...

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Um bar gastronômico
  2. Brasiliano celebra uma década de sucesso
  3. E o Buffet de Sopas do Brasiliano já está te...
Leia também
  1. Um bar gastronômico
  2. Brasiliano celebra uma década de sucesso
  3. E o Buffet de Sopas do Brasiliano já está te...